Castidade. Porque sabemos que somos apaixonadamente amadas por Deus, vivemos em castidade para amar apaixonadamente a todos, sem exceção. Queremos que o nosso coração seja livre e generoso para que o mundo inteiro, todas as realidades que tocamos, caibam nele! Portanto, acima e abaixo de tudo, amamos apaixonadamente a Deus, que é quem alarga o nosso coração sem limites para amar apaixonadamente como Ele ama!
Pobreza. Porque sabemos que somos apaixonadamente amadas por Deus, vivemos na pobreza a fim de partilhar generosamente o que somos e o que temos. Queremos que o que somos e temos seja oportunidade para partilhar generosamente! Por isso, administramos os nossos bens (posses, dinheiro…), de forma a utilizar o suficiente para viver e cobrir as despesas pessoais necessárias, e o resto o possamos colocar ao serviço dos outros: sejam eles outros membros do Instituto, ou doações a outras associações, ao próprio Instituto… Desta forma, vivemos de uma forma desprendida, pondo em comum o que pertence a cada uma de nós e enriquecendo os outros com a nossa generosidade.
Obediência. Porque sabemos que somos apaixonadamente amadas por Deus, vivemos em disponibilidade para deixar tudo e abraçar TUDO. Queremos estar disponíveis para deixar um trabalho, uma cidade, uma casa, umas relações concretas… para abraçar o trabalho, a cidade, a casa, as relações concretas… que Deus quer em cada momento! Por isso, por em cima e por debaixo de tudo e em diálogo e discernimento com outras, confiamos apaixonadamente em Deus, que nos leva pela mão para onde Ele quer.